Lecitina de soja - reduz os sintomas da menopausa e ainda emagrece

• 2018-08-20 15:03:19
  • Farmácia Ananda
  • 0 Coments
  Extraído da soja também muito presente nos ovos, a Lecitina de Soja é uma substancia rica em fosfolipídeos e triglicerídeos. Devido seu alto teor de ácidos graxos insaturados promove a redução de gorduras corpóreas, reduzindo colesterol e triglicéride.
   A lecitina é um tipo de gordura natural obtida durante a produção do óleo de soja, e é rica em colina, inositol, fosfatídios e ácidos graxos poli-insaturados essenciais.
Seus principais benefícios para a saúde são:
  • Por ter uma boa ação como emulsificante, também é muito usada em géis transdérmicos, o que promove maior permeação na epiderme e derme. Esta função também é responsável na redução de colesterol no sangue, fazendo que diminua o risco de deposito de colesterol nas artérias e vasos sanguíneos.
  •   Auxilia no controle de redução de peso por metabolizar a gordura corpórea uniformemente, distribuindo de forma homogênea na corrente sanguínea, além da sua ação diurética.
  •    Ótimo também para gordura no fígado, pois se a produção corpórea pelo figado estiver prejudicada, ele pode ficar comprometido aumentando os níveis de gordura. A deficiência esta relacionada para quem já possui insuficiência renal, podendo gerar problemas como formação de cálculos.
  •    Componente muito presente no cerébro e no sistema nervoso central, por auxiliar na diminuição do stress e melhorar funções cerebrais por ser fonte de energia adicional para as células.
  •   Auxilia nos sintomas secundários para diabéticos, psoríase por estar muitas vezes relacionada com altos níveis de colesterol. Diminui desgaste físico em atletas e em idosos auxilia em demência nervosa sendo também coadjuvante em tratamentos como Alzheimer.
  • Muito usada para mulheres para tratamentos de sintomas na menopausa.
  • Regular a produção hormonal;
  • Combater a dor de cabeça, por ser rica em ômega-3 e ômega-6;
  • Melhora a memória em caso de Alzheimer;
  • Melhora o desempenho físico de alguns atletas ajudando a diminuir a fadiga e o cansaço.

Modo de uso

Geralmente recomenda-se o consumo de 2 cápsulas de lecitina, 3 vezes ao dia, junto comum pouco de água, durante as refeições. Mas a dose varia entre 0,5g a 1g ao dia,
podendo-se aumentar até 2g ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

A lecitina da soja é bem tolerada, não havendo qualquer efeito desagradável após seu uso.

Quando não tomar

A lecitina de soja só deve ser consumida durante a gravidez e a amamentação segundo recomendação médica. Além disso, deve-se estar atento ao surgimento de sintomas como dificuldade em respirar, inchaço na garganta e nos lábios, manchas vermelhas na pele e coceira, pois eles indicam alergia à lecitina, sendo necessário suspender a suplementação e ir ao médico.

FONTE:
- MAPRIC, http://www.mapric.com.br/anexos/Boletim686_02122011-12h15.pdf, 2018 apud BATISTUZZO, José Antônio de Oliveira. Formulário Médico Farmacêutico. 3°ed. São Paulo: Pharmabooks, pág. 580; 2006. Cardinal Health.
- FLORIEN, 2018, AP